“Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Este é o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. O anúncio foi feito pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em suas redes sociais. Nesta edição, de acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o tema da redação é o mesmo tanto para o Enem impresso quanto para o digital.
A aplicação do Enem teve início neste domingo, 21,, com uma prova contendo a redação dissertativa-argumentativa e 90 questões objetivas: 45 delas dos componentes linguagens, códigos e suas tecnologias, e 45 de ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão até as 19h, horário de Brasília, para terminar o exame. No próximo domingo, 28, terão vez as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Para tanto, o candidato não pode tirar nota zero na redação. Os participantes do Enem podem ainda pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e se candidatar a uma vaga em instituições de ensino superior portuguesas que têm convênio com o Inep.
Segurança
No Amazonas, a operação Enem 2021 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), conta com mais de 100 policiais militares que garantiram a tranquilidade nas primeiras horas de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio no Amazonas, neste domingo, 21. Desde as 5h, os policiais realizaram a escolta dos malotes das provas aos locais de realização do exame em Manaus e nas cidades do interior do estado.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), o Amazonas tem mais de 140 locais de provas. Segundo o coordenador da operação Enem 2021, capitão Renan Libório, a operação conta com o monitoramento realizado por câmeras.
A operação Enem 2021 é coordenada pela SSP-AM, em ação integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Polícia Federal (PF/AM), Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), Inep, Fundação Cesgranrio, Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana IMMU, Correios e Amazonas Energia.
Fonte: Agência Brasil e Governo do Amazonas
FOTOS: Rovena Rosa – Agência Brasil e Tarcísio Heden/SSP-AM