Dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, a população adulta do Amazonas era de 2 milhões e 866 pessoas. Deste total, 5,4% dos indivíduos possuem diabetes, o que equivale a 144 mil. O aumento de 1% de 2013 para 2021, passando de 4,3% dos diagnósticos no Amazonas para 5,4% reforçam a importância da prevenção, principalmente com relação a saúde dos olhos, já que a falta de cuidados pode causar até cegueira, como explica o oftalmologista Swammy Mitozo.
Um levantamento da Agência Interna00cional de Prevenção da Cegueira de 2020 indicava a existência no Brasil de quase 30 milhões de pessoas com algum tipo de perda de visão, dos quais 1,8 milhão são cegos. Parte desses casos decorrentes da diabetes. A doença principal e mais temida que ocorre no olho em decorrência da enfermidade é a retinopatia diabética, mas há outras. A recomendação das sociedades médicas é de que diabéticos façam exames regularmente.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, as pessoas com a doença possuem 40% mais chance de desenvolver glaucoma, 60% de probabilidade de desenvolver catarata, além da retinopatia diabética. A indicação é gerenciar bem a taxa de glicemia e acompanhamento regular com o médico.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Freepik