O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) que toda a população adulta acima de 18 anos já pode tomar a dose de reforço contra a Covid-19. Ao todo, 158 milhões de pessoas com mais de 18 anos fazem parte do público-alvo para a dose de reforço. A Secretaria Municipal de Saúde de Manaus informou que aguarda o envio de nota técnica/informativa com orientações sobre procedimentos.
A campanha “Proteção pela metade não é proteção” terá o dia ‘D’ no próximo sábado (20), com uma mobilização nacional para reforçar a importância de a população completar o ciclo vacinal.
Até o momento, mais de 21 milhões de pessoas precisam voltar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose.
Intervalo da dose de reforço
A partir de agora, também muda o intervalo para aplicação da dose de reforço, reduzindo de seis para cinco meses após a conclusão do ciclo vacinal. A recomendação vale para todos os imunizantes usados na campanha.
Essa orientação é baseada em pesquisas científicas que apontam uma queda na resposta imune, principalmente, a partir do quinto mês após a dose dois.
O Ministro Marcelo Queiroga ressaltou que a medida deve impedir cenários epidemiológicos como os que vem acontecendo em alguns países da Europa. A previsão do Ministério da Saúde é que 12,5 milhões de pessoas tomem a dose de reforço em novembro e 2,9 milhões em dezembro.
Essa dose era recomendada apenas para os profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos. Desse público, cerca de 11 milhões de brasileiros já tomaram o reforço.
Vacina da Janssen
O Ministério da Saúde atualizou a recomendação quanto à vacina da Janssen, aplicada anteriormente como dose única. A partir de agora, uma segunda dose da Janssen será aplicada com intervalo de oito semanas após a primeira. Após concluir o ciclo vacinal, uma dose de reforço será aplicada respeitando o prazo de cinco meses recomendado pela pasta.
Da redação da Rádio Rio Mar