O mundo ultrapassou, nesta segunda-feira (8), a marca de 250 milhões de casos de Covid-19 ao mesmo tempo que países do Leste Europeu registraram surtos recordes.
Segundo análise da Reuters, o número diário médio de casos caiu 36% nos últimos três meses, mas o vírus continua infectando 50 milhões de pessoas em todo o mundo a cada 90 dias por conta da variante Delta.
De acordo com a epidemiologista que comanda a resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) à pandemia, Maria Van Kerkhove, de agora até o final do ano que vem, será possível assumir o controle do vírus e diminuir de forma considerável as doenças graves e as mortes.
As infecções ainda estão crescendo em 55 de 240 países. Rússia, Ucrânia e Grécia atingiram ou estão próximas de níveis recordes de casos relatados, desde que a pandemia começou cerca de dois anos atrás, conforme análise da Reuters.
O Leste Europeu tem uma das menores taxas de vacinação da região. Mais da metade de todas as infecções novas relatadas em todo o mundo foram de países europeus, sendo 1 milhão de infecções novas a cada quatro dias.
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Divulgação