Especial 67 anos: arcebispo emérito e políticos do AM relembram trajetória com a Rio Mar

Dos tempos difíceis da ditadura militar ao momento especial da chegada da FM 103,5 em 2017. Ao longo de quase sete décadas, muita gente já fez parte da história da emissora.

Inauguração do Edifício Rio Mar em 15 de novembro de 1971

A Rádio Rio Mar surgiu com a proposta de inovar no mercado radiofônico local. Entre as transmissões que marcaram a história da emissora estão a Copa Mundial de 1970 e as visitas dos Papas João Paulo II e Bento VI ao Brasil, nos anos de 1980 e 2007 e mais recentemente, em 2013, do papa Francisco.

Ouça a vinheta de abertura da programação, quando a emissora operava na frequência AM 1290. 

 

A emissora passou a operar, oficialmente, em caráter FM, no dia 04 de julho de 2017, durante as comemorações de Pentecostes, em uma transmissão ao vivo, direto do Sambódromo de Manaus. Nesse dia, a Rádio Rio Mar se tornou, oficialmente, a primeira rádio migrada do Amazonas, adotando a frequência 103.5 MHz.

Em 2017. o então Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Eduardo Castriani abriu a primeira transmissão da Rádio Rio Mar operando na frequência FM 103,5.

Com tantos anos de história e com tanto tempo evangelizando, através dos meios de comunicação, o reflexo do trabalho é o crescimento da Rádio Rio Mar. O arcebispo emérito de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira relembra sua trajetória com a emissora e como o sonho da FM se tornou realidade.

Acompanhamos os fatos mais importantes vivenciados pela população, inclusive, na política. O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto lembra da sua história com a emissora.

“Eu tenho uma dívida muito pessoal com a rádio Rio Mar. Teve uma época no período ditatorial mais agudo em que ninguém queria falar comigo, eu não dava entrevista para lugar nenhum, como se eu não existisse; e a Rio Mar sempre me abriu algum espaço. Eu sou muito grato porque a emissora cumpriu um grande papel importante na luta pela redemocratização, dando voz a quem não tinha voz; e foi assim, voz em voz, de pessoa em pessoa que nós derrubamos o regime (Militar), que não poderia jamais se sobrepor a democracia…Parabéns a minha querida Rádio Rio Mar”.

O deputado estadual e ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa também fez parte da história da rádio. Ele lembra da sua trajetória durante os anos 60.

 

Aos longos desses 67 anos a Rádio Rio Mar cumpre sua responsabilidade social dentro dos princípios éticos e valores cristãos.

Ouça a reportagem completa:

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

Fotos: Hiolanda Mendes e Arquivo