Dados do Inca – Instituto Nacional do Câncer – preocupam, isso porque a estima-se que 480 homens no Amazonas sejam vítimas do câncer de próstata neste ano. A FCecon – Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas ressalta importância do rastreamento e diagnóstico precoce da doença.
As chances de cura chegam a 90% quando descoberto o problema em fase inicial. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é de todos os homens a partir dos 50 anos de idade, por meio do exame de toque retal e da dosagem sanguínea do PSA. O urologista George Lins, chefe do Serviço de Urologia da FCecon, relata a importância do diagnóstico precoce.
A saúde básica é um elo importante nas ações de combate ao câncer de próstata. Durante o Novembro Azul, a Secretaria de Saúde de Manaus anunciou que irá intensificar as atividades de conscientização quanto a importância dos cuidados com a saúde do homem em todas as unidades de atendimento. A abertura das ações no município aconteceu na Clínica da Família Senador Severiano Nunes, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. A diretora da unidade, Fabiane Onofre, aponta o autocuidado como o ponto de partida na luta contra o câncer.
Durante todo o mês palestras educativas para alertar sobre os cânceres de próstata e de pênis serão realizadas em diversos pontos voltados a saúde em Manaus. O líder comunitário Abdias Trindade, que já faz exames de rotina há bastante tempo, deixou um recado para os homens.
A Semsa orienta os homens com idade de 40 anos, que tenham histórico familiar do câncer de próstata, que procurem uma unidade básica de saúde para atendimento médico, orientações e realização de exames de prevenção a esta e outras doenças. O subsecretário da Semsa, Djalma Coelho, alerta que os homens precisam transformar o autocuidado em um hábito para evitar que sua vida fique limitada e comprometida.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: João Viana / Semcom e Lucas Silva/Secom