O mês de novembro é uma oportunidade de renegociar dívidas com o Mutirão da Febraban e Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e do Senado. Para participar é preciso realizar cadastro no site consumidor.gov.br, elaborado pela Senacon e adesão de mais de 160 instituições financeiras. No ato da inscrição, o devedor precisa escolher a instituição com qual deseja negociar, relatar o problema e fazer o pedido. O banco irá analisar a requisição e apresentar uma proposta no prazo de 10 dias. Para o economista Ailson Rezende, essa é uma oportunidade para tornar famosa bola de neve caso do passado.
Para orientações antes da renegociação você pode acessa o endereço mutirão.febraban.org.br . Neste canal de informações é possível, por exemplo, verificar a parcela do orçamento que pode ser destinada ao pagamento das dívidas. O economista Ailson Rezende relata que na esfera municipal também está ocorrendo negociação com o Refis 2021 da Prefeitura de Manaus. Quem tem débitos com IPTU, ISS, Alvará, IMMU e com o Implurb pode ter até 100% de desconto sobre os juros e multa da dívida.
A expectativa da Prefeitura é que até dezembro deste ano, o município recupere aproximadamente R$70 milhões da Dívida Ativa Municipal. Em contrapartida, para evitar transformar um débito em uma dor de cabeça a melhor forma é controlar os gastos. Uma excelente aliada, nesse caso, é a educação financeira, que de acordo com especialistas em economia deve ser trabalhada desde a infância.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Freepik