As micro e pequenas empresas geraram 1,2 milhão de postos de trabalho a mais que as médias e grandes empresas no período de janeiro à setembro de 2021. Dos cerca de 2,5 milhões dos empregos formais criados no país, 1,8 milhão estão ligados aos pequenos negócios, o equivalente a 71% do total. Dados que mostram o poder deste setor na economia, aponta o economista Luís Roberto.
Somente, no mês passado foram gerando 313,9 mil postos de trabalho, destes 227,9 mil são dos negócios de menor porte, o que representa 72,5 do total de vagas.// Apenas este setor apresentou saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos. O destaque fica para os serviços, comércio, seguido da indústria, agropecuária e por fim a construção civil. Para Luis Roberto um dos empecilhos para aumentar ainda mais o desempenho deste setor é a burocracia.
Na contramão destes dados positivos está o setor de médias e grandes empresas que fecharam cerca de 3 mil vagas, de acordo com o levantamento do Sebrae com dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Freepik