COP 26 mostra o lado humano da Amazônia pelo olhar de quem vive na região

Uma exposição com curadoria de uma amazônida, nascida no Amapá, com 12 anos de experiência na implementação de projetos culturais na região. A jornalista Vanessa Gabriel-Robinson divide a curadoria com Eduardo Carvalho. O lado humano frente as mudanças climáticas aliado ao ecossistema amazônico é algo complexo. Para a responsável pelo evento, as realidades locais são impactadas, como também impactam as mudanças climáticas e precisam de um olhar diferenciado durante a COP16.

 

 

Registros fotográficos ambientais, de cunho tradicional e urbano. A ideia é mostrar a pluralidade da Amazônia, ribeirinha, urbana, preta, indígena e feminina, que na diversidade busca preservar os conhecimentos tradicionais e se beneficiar do que é positivo na modernidade. Participam da exposição três fotógrafos que residem em diferentes pontos da região, são eles: Nailana Thiely, do Pará, Marcela Bonfim, de Rondônia e o Bruno Kelly, paulista, que mora no Amazonas há mais de uma década. Para Bruno esta é uma oportunidade de mostrar a complexidade da Amazônia e dos reflexos das mudanças climáticas por meio das fotos.

 

 

A mostra acontece dentro do Brazil Climate Hub da COP26. Durante os 12 dias de evento o público de vários pontos do mundo poderão ver a Amazônia sob o olhar de moradores e fotógrafos da região, que busca continuar sendo a mais verde do planeta.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação