Três senadores apresentaram Projetos de Lei para tornar obrigatório a apresentação de comprovante de imunização contra a Covid-19. O “passaporte da imunização” é um recurso adotado para limitar o acesso de pessoas que não tomaram a vacina contra a Covid-19 a estabelecimentos e eventos que tenham aglomeração.
O Brasil ainda não possui uma cobertura vacinal completa para garantir a segurança sanitária contra o coronavírus. No Amazonas esse índice corresponde a apenas 43,6% dos que completaram o esquema vacinal completo.
Em uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios foi apontado que 249 de1,8 mil prefeituras adotaram o passaporte.
O Passaporte Nacional de Imunização e Segurança Sanitária (PSS) é uma proposta de lei do senador Carlos Portinho (PL-RJ) que já foi aprovada no senado, e atualmente tramita na Câmara dos Deputados.
Já o senador Jader Barbalho (MDB-PA) tem como PL, exigir o comprovante em instituições de ensino público e privado.
O PL do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), exige comprovante de vacinação contra a covid-19 para ingresso no serviço público.
Em Manaus o Passaporte da Vacina tem sido cobrado em grandes eventos de jogos e shows, e para acesso em alguns serviços como bares e restaurantes.
Vitória Lima – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação