A partir dessa sexta-feira(29), as principais saídas da cidade vão ter 7 pontos de fiscalização da Arsepam-Agência Reguladora de Serviços Públicos Degelados e Contratados do Amazonas devido a intensa movimentação prevista para o feriado prolongado.
Mais de 31 mil pessoas devem utilizar o transporte intermunicipal. Segundo o diretor presidente da Arsepam, João Rufino, é preciso que a população respeite as medidas sanitárias contra a Covid-19.
“Um pouco maior que último feriado. Mais de 30 mil pessoas devem deixar a cidade pela rodoviária e pelo meio hidroviário com destino a diversas cidades no nosso estado. Observem os cuidados necessários que ainda estão vigentes. O uso de máscara, distanciamento, higienização das mãos. Considerando que hoje nós temos um dado preocupante, mais de 200 mil pessoas ainda não completaram o ciclo vacinal. Isso nos preocupa porque 96% dos óbitos no Brasil são de pessoas que não se vacinaram ou não completaram o ciclo vacinal,” enfatiza João Rufino.
A operação Viagem Segura – Feriado de Finados encerra na terça-feira. A terapeuta, Andrea Barroncas, utilizou o transporte intermunicipal pela primeira vez este ano em uma viagem para Manacupuru, e já percebeu o aumento na movimentação.
“A última que eu fui que foi pra Boa Vista-RR que tinha mais gente e eu to vendo que hoje pelo feriadão vi que tem mais gente, os ônibus tem mais também”, afirma Andrea.
Mil veículos de fretamento devem passar pelas fiscalizações da Arsepam, assim como as 13 mil pessoas previstas para utilizar o modal. Já no transporte hidroviário, 220 embarcações serão fiscalizadas pelas equipes, e 18 mil usuários deste serviço devem sair da capital utilizando este modal.
Vitória Lima – Rádio Rio Mar
Foto: Marcos Guimarães/Arsepam