Ouvinte da rádio Rio Mar com deficiência visual denuncia falta de acessibilidade em Escola Estadual

No Brasil, pelo menos 12,5 milhões de pessoas possuem grande ou total dificuldade para enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus, além daquelas com deficiência mental ou intelectual, segundo dados do IBGE.

O Censo Escolar divulgado pelo Inep aponta que nos últimos cinco anos, o número de matrículas de estudantes com necessidades especiais cresceu 33,2% em todo o país.

Em Manaus, o aluno da Escola Estadual  Sant Ana, localizada na  Avenida André Araújo, no bairro Aleixo,  Victor Darone, 17 anos, enfrenta vários desafios para se deslocar dentro da escola. Ele conta que falta acessibilidade e as barreiras são o que mais dificultam o deslocamento pela instituição.

Ele acredita que a falta de acessibilidade na estrutura física das escolas é a principal dificuldade para a prática da educação inclusiva.

A nossa equipe entrou em contato com a SEDUC – Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas que informou que enviaria uma resposta sobre a situação. No entanto até o fechamento desta edição não tivemos resposta.

 

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar