De janeiro a setembro deste ano, mais de 119,8 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes foram registradas em todo o país. O levantamento foi realizado a partir de informações do Disque 100, um dos canais da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
Em todo o ano passado, o número chegou a 153,4 mil. Conforme a delegada Joyce Coelho, titular da Depca – Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente, os direitos fundamentais de crianças e adolescentes são violados, na maioria das vezes, pela ocorrência de violências sexuais.
A delegada explica que exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais visando à obtenção de dinheiro, objetos de valor ou outros favorecimentos.
O Disque 100 é um serviço gratuito para denúncias de violações de direitos humanos. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia pelo serviço, que funcionam 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Além de cadastrar e encaminhar os casos aos órgãos competentes, a Ouvidoria recebe reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Foto: Agência Brasil