A Operação Arena 33 para o jogo entre Brasil e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo começa nesta sexta-feira, às 18h, em regime de sobreaviso. O CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) vai funcionar a partir de segunda-feira, 11 de outubro, às 14h com trabalhos presenciais.
Serão empregados no esquema de segurança 1.500 servidores, entre policiais, agentes de trânsito, bombeiros e vigilância em saúde. A previsão é que a delegação brasileira chegue em Manaus na madrugada de domingo para segunda-feira.
A Arena da Amazônia será monitorada na área interna e externa e o secretário de segurança pública Carlos Alberto Mansur, informou que outros pontos também serão atendidos. “Nossa preocupação não será só na área do estádio. Teremos também ações em toda a capital para que nenhum ponto fique desguarnecido”.
A Polícia Civil vai instalar uma delegacia dentro da Arena da Amazônia. Para a Polícia Militar, o efetivo para o dia do jogo será de 400 policiais, que vão atuar na escolta das delegações e comitivas, nos hotéis, centro de treinamento, local do jogo e aeroporto.
A Polícia Rodoviária Federal vai coordenar a escolta das delegações. Segundo o Inspetor Conrad, a seleção brasileira demanda mais atenção, porque vai ficar mais tempo na capital, desde a madrugada de segunda-feira. “Todo esse período em que a seleção estará na capital estará à disposição dela a PM na segurança de perímetro do hotel e a escolta da PRF”.
Mudanças no trânsito
O Detran e o IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana) vão monitorar o trânsito no entorno dos Estádios. A Avenida Flaviano Limongi, que dá acesso às Avenidas Loris Cordovil e Pedro Teixeira será interditada a partir de 12h do dia do jogo, próxima quinta-feira, e a Constantino Nery será parcialmente interditada a partir das 15h.
Os ônibus do transporte coletivo serão desviados para a Djalma Batista a partir das 16h. As alterações vão até às 23h.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar