De acordo com o IBGE, Manaus tem hoje 2,2 milhões de habitantes. Em uma década, entre 2010 e 2020, a população da capital cresceu em 450 mil pessoas. Para a cidade alcançar entre 6 e 7 milhões de habitantes e ter 51 vereadores, como prevê a Constituição Federal, a população precisa aumentar 173%.
Nos últimos 10 anos, a população de Manaus cresceu 25%. Com esse ritmo, os 6 milhões de habitantes só serão alcançados daqui a 85 anos. Ou seja, no ano de 2105.
Mesmo diante destas projeções, apenas três dos 41 vereadores de Manaus se posicionaram contrariamente a construção de um prédio anexo à Câmara Municipal de Manaus (CMM), por R$ 32 milhões, para atender uma futura demanda de aumento no número de parlamentares.
Diante da insistência do presidente da CMM, David Reis (Avante), em seguir com a licitação para a construção do prédio, os vereadores Rodrigo Guedes (PSC) e Amom Mandel (sem partido) ajuizaram uma Ação Popular e a Justiça atendeu, com a determinação da suspensão da licitação para a construção do prédio. Fora os dois, o vereador Carpê Andrade (Republicanos) também se manifestou contrário à obra.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Robervaldo Rocha/CMM