Tabatinga, cidade a 1.108 quilômetros de Manaus, é conhecida pelas suas belezas, por fazer parte da tríplice fronteira e pelo índice de assaltos, homicídios e o tráfico. Pensando em dar tranquilidade para quem mora no município e acabar com o estigma do tráfico, o programa Amazonas mais Seguro foi reforçado no local durante visita do General Mansur, secretário de Segurança do Estado. Durante visita ao município, o chefe da pasta se reuniu com policiais civis e militares, bombeiros, policiais federais, Exército Brasileiro, além da Marinha e Forças Militares da Colômbia, em Letícia, como destaca o secretário.
As reuniões com os órgãos de segurança, tanto do município quanto da cidade colombiana, serviram para conhecer a realidade de cada corporação e assim alinhar as operações integradas que devem acontecer em Tabatinga. Durante as atividades, o general ressaltou que o programa Amazonas mais Seguro, lançado pelo governador Wilson Lima, possui ações e diretrizes especificas para as áreas de fronteira do estado.
Atualmente, a população de Tabatinga possui mais de 65 mil pessoas, mas este número quando somado ao da cidade de Letícia, em terra colombiana, chega a aproximadamente 120 mil. As duas cidades são divididas por uma avenida, o que torna a segurança complexa.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM