Os residentes da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas, na zona Sul, e os 22 abrigados na Casa de Apoio São Vicente de Paulo, zona Oeste, foram os primeiros idosos a receberem a terceira dose da vacina contra a Covid-19. A vacinação teve início, nessa quarta-feira (15), na sala de Inclusão da Fundação.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, serão vacinados cerca de 300 idosos que vivem nas sete instituições de longa permanência de Manaus, e na sexta-feira (17), a campanha será estendida para os idosos de 70 anos ou mais que já receberam as duas doses de qualquer dos imunizantes utilizados, desde que a segunda dose tenha sido feita há, pelo menos, seis meses.
Os idosos de 80 anos e mais começaram a ser vacinados com a primeira dose contra a Covid-19 em 29 de janeiro e os de 70 anos e mais, em 5 de fevereiro.
A terceira dose a ser aplicada pela prefeitura é a do laboratório Pfizer/BioNTech, conforme recomenda o Ministério da Saúde. A orientação é que esta dose adicional seja para os que se encontram no critério de faixa etária (70 anos e mais) e intervalo mínimo (seis meses após a segunda dose), independentemente do imunizante utilizado nas doses anteriores.
Fonte: Semsa
Fotos: João Viana/Semcom