Encontrar crianças pedindo dinheiro pelas ruas de Manaus tornou-se um hábito comum. O que gera preocupação por parte do Conselho Tutelar da capital. De acordo com a entidade cerca de 15 crianças por cada sinal nas principais vias da cidade praticam mendicância. São 9 unidades do Conselho Tutelar pelas zonas de Manaus, e cada uma delas recebe, uma média, de 10 a 20 denúncias por dia. Um trabalho, segundo o conselheiro Chiquinho Amaral.
O incisivo IV do art. 247 do Código Penal Brasileiro, considera crime permitir que alguém menor de dezoito anos mendigue ou seja usado com essa finalidade para comoção pública. Pensando em combater essa dura realidade e conscientizar a população, a Sejusc – Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – realiza nesta semana a campanha: “Não troque a infância por moedas” nos semáforos, shoppings e terminais da capital. Segundo secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, um crime que envolve aliciadores e familiares.
Nos últimos dias o Conselho Tutelar de Manaus fez uma denúncia após apurar detalhes do esquema de aluguel de crianças para pedirem dinheiro em semáforos. A mendicância favorece a vulnerabilidade social e a situação de exploração de trabalho infantil. Como expõe a secretária Mirtes Sales, as crianças ficam expostas ao perigo.
A ação deve continuar durante a semana com distribuição de panfletos, afixação de cartazes e blitzes educativas em shoppings e terminais de ônibus de várias zonas de Manaus.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Tarcísio Heden/SSP-AM