Baixos preços de mercadorias on-line podem ser armadilhas para consumidores

Nem todos gostam de fazer compras em lojas físicas por ser cansativo, ter filas, Covid, e a má qualidade do atendimento em alguns estabelecimentos. Com isso, o comércio eletrônico ganha espaço. Em 2020, o Brasil bateu recorde de pedidos e faturamento no setor de e-commerce, foram 300 milhões de compras. Segundo dados da NeoTrust, no primeiro trimestre de 2021, as vendas tiveram alta de 57,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os números positivos para a economia também geram preocupação. Isso porque, o preço acessível, uma das vantagens de se comprar on-line pode ser uma armadilha. O analista de produção, Kleiner Soares, é um cliente assíduo dos sites de vendas. Para evitar cair no golpe do baixo preço, ele relata uma série de ações que realiza antes de fechar a compra.

 

 

De acordo com a Delegacia do Consumidor no Amazonas, os consumidores não precisam ter medo de realizar compras de forma on-line, só devem ter mais cautela, principalmente, na hora de fazer os pagamentos. Depositar o dinheiro sempre na conta de pessoa jurídica, jamais de pessoa física. Outra recomendação é procurar formas de pagamento seguras, aquelas que só são efetuadas após o recebimento do produto.

Os consumidores também devem ficar atentos aos preços baixos em aplicativos e sites internacionais, em caso de golpes o cliente não terá como recorrer. Isso porque o negócio feito com empresas internacionais, sem representante no Brasil, está isento do Código de Defesa do Consumidor.

No Amazonas, as denúncias devem ser formalizadas na Delegacia do Consumidor ou no Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor. Ao registrar a ocorrência, o denunciante deve ter provas como prints do aplicativo/site e links.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

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