As próximas entregas de vacinas contra a Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) serão realizadas a partir da semana de 13 a 17 de setembro, segundo informou a instituição nessa quinta-feira (2).
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) produz a vacina Oxford/AstraZeneca a partir de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado, enquanto não conclui o processo de transferência de tecnologia para nacionalizar a produção do insumo.
De acordo com a fundação, as próximas entregas tiveram que ser adiadas porque a chegada mensal de IFA agendada para agosto ocorreu apenas no fim do mês. Como a produção e o controle de qualidade das doses exigem três semanas, as vacinas produzidas ainda não estão disponíveis para liberação.
O Bio-Manguinhos vai receber, nesta sexta-feira (3), mais um lote do insumo, que deve permitir a produção de mais 4,5 milhões de doses, que serão entregues ainda este mês ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Até o momento, a previsão da fundação é entregar 15 milhões de doses da vacina em setembro, o que pode ser reajustado se novas remessas de IFA chegarem ao país.
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Divulgação