Dados do último levantamento realizado pelo IBGE apontam que Manaus ocupa a antepenúltima posição com 23,90% dos domicílios em áreas urbanas ordenada com a presença de arborização. Número preocupante. Próximo do dia 5 de setembro, data em que se é celebrado o dia da Amazônia, ações em prol do plantio de mudas são intensificadas.
A Semmas – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – está percorrendo bairros da capital, todas as quartas-feiras, em zonas diferentes da cidade promovendo diversas intervenções ambientais voltadas a comunidade. Nesta semana, moradores do conjunto Osvaldo Frota, localizado no bairro Cidade Nova, foram contemplados com a doação de 800 mudas de plantas de espécies frutíferas, medicinais e ornamentais, como explica o secretário do órgãom, Antônio Stroski.
Para os moradores, a iniciativa é fundamental para incentivar a arborização da cidade e a preservação do meio ambiente. Como relata a autônoma Irieida Santana e o vendedor Osvaldino Freitas.
Vivemos o verão amazônico e com o aumento do desmatamento e queimadas. Ao longo da ação, cartilhas informativas são distribuídas para sensibilizar a população quanto ao combate às queimadas, alertando sobre os focos de incêndio e os danos à saúde e ao meio ambiente.
Hoje, sexta-feira, a ação acontece na Bola do Produtor, no bairro Jorge Teixeira; e no domingo, dia 5, na Faixa Liberada do Complexo Turístico Ponta Negra, com doações de mudas e plantas e sensibilização de combate as queimadas.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Marinho Ramos / Semcom