Em 2021, até o mês de agosto, 162 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Amazonas. A quantidade já é maior do que foi registrado em todo ano passado, quando foram 136 vítimas, número igual ao de 2019. Os dados são do Detran-AM. O crescimento é de 19%. Só em agosto foram 17 vítimas, sendo quatro no último fim de semana.
A quantidade de vítimas lesionadas também é maior. Já são 3.018 de janeiro a agosto, ante 2.770 em 2020, aumento de 8%.
Para o Diretor Presidente do Detran, Rodrigo Sá, o aumento é isolado e pode refletir um fenômeno pós-pandemia, associado ao uso de álcool, velocidade excessiva e imprudência. “Diferente e preocupante, as pessoas estão apressadas, psicologicamente abaladas com alguma coisa”, diz.
As avenidas que mais registram acidentes em Manaus são: Cosme Ferreira, Autaz Mirim, AM 10, Avenida Itaúba, do Turismo, Tefé e Rodrigo Otávio.
Para o Vice presidente de Trânsito do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana) Edson Leda, é como se a população quisesse recuperar o tempo perdido durante a pandemia.
Segundo o IMMU, o processo para instalação de radares em Manaus já começou, mas ainda não há previsão para o início do funcionamento.
Sem dar outros detalhes, o Departamento Estadual de Trânsito informou que uma operação começou nessa terça-feira para tentar inibir infrações em Manaus. A prefeitura disse que, em setembro, vai ocorrer a semana nacional do trânsito, com conscientização de crianças, principalmente nas escolas.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar