Policiais fazendo segurança sobre duas rodas ou quadriciclo, não era uma cena comum na capital amazonense. Pelo menos não era! Para atender as necessidades da área central de Manaus, do Parque Urbano Desembargador Paulo Jacob, localizado na zona sul; do Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona oeste; e do Parque Municipal do Mindu, que fica na zona centro-sul; foi necessário o apoio da Ciclopatrulha da Polícia Militar do Estado. Ao todo, são 42 policiais realizando este tipo de serviço.
Com as atividades desde 2017, sua popularização se intensificou na pandemia durante a interdição da praia da Ponta Negra, devido a fiscalização e retirada de pessoas que desrespeitavam e ultrapassavam a área delimitada ao acesso. A equipe recebe treinamento constatemente e trabalha conforme doutrina international de instituição que padroniza o policiamento com bicicletas em todo o mundo, conforme relata Roberto Vieira, capitão da Ciclopatrulha.
Em alguns pontos de cobertura da ciclopatrulha, as ações acontecem com a cooperação da Guarda Municipal. Atuando em duplas ou trios em diversas situações, seja para atividades físicas, turísticas ou comerciais. A meta é garantir a segurança da população. O capitão Vieira garante que em casos de grandes proporções há o apoio de viaturas.
De acordo com o responsável pelo serviço em Manaus, os militares também pedalam e atuam em diferentes bairros e zonas da capital.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Semcom