Buscando atender questões de segurança e se adequar aos acordos firmados entre o Brasil e o bloco econômico que reúne países sul-americanos, o Mercosul, placas de diversas categorias de veículos passam por mudanças. O Detran Amazonas – Departamento Estadual de Trânsito – começou a realizar a atualização em 2018, após a Resolução 780/19 que definiu o novo sistema. Um serviço que se tornou obrigatório em determinadas situações, como explica a gerente de veículos do Detran-AM, Eliane Pereira.
O proprietário pode adotar o novo sistema de emplacamento mesmo que o veículo não se encaixe neste quadro de condições. No caso de transferência de propriedade ou transferência dentro do mesmo município a medida é opcional. O que muda esteticamente com o advento da placa Mercosul, a partir da categoria veicular, é a cor das letras e não mais a cor do fundo.
O proprietário de veículo que precisa realizar o emplacamento deve acessar o site www.detran.am.gov.br e seguir os procedimentos para a emissão do CRV – Certificado Eletrônico de Registro de Veículo, descritos no site. De acordo com o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, os proprietários de veículos não têm prazo para fazer essa mudança, inclusive, a placa antiga segue valendo até final de sua vida útil.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Carlos Soares/SSP-AM