FVS investiga mais dois casos de Covid-19 que tiveram contato com a variante Delta

A investigação acontece devido ao rastreio de contatos que as outras 6 pessoas que já haviam testado positivo para a variante Delta no Amazonas tiveram.

Até o momento 39 pessoas já foram testadas e devem passar pelo sequenciamento genômico, conforme explica o diretor-presidente da FV-RCP Fundação de Vigilância em Saúde – Rosemary Costa Pinto, Cristiano Fernandes.
“A partir desse sequenciamento que vamos identificar se esses casos tem relação com a variante Delta que identificamos. Semanalmente criamos amostras, lembrando que temos frentes de triagem nos principais acessos ao Amazonas. São estratégias da FVS para identificar precocemente a introdução dessas variantes. Lembrando que todas as vacinas são efetivas para as variantes que nós identificamos no Brasil” afirma.
Cristiano Fernandes alerta ainda a importância da imunização completa contra as variantes.
“Então independente da variante Delta, Gama, Alpha, se nós estivermos vacinados, a chance de nós propagarmos a doença é muito menor. Precisamos investir na melhor arma que temos hoje. Lembrando também que uma vez vacinadas(1ª e 2ª dose), as medidas não farmacológicas devem continuar: uso de máscara, higienização das mãos, evitar locais com aglomeração”, reforça Cristiano.


Para reforçar a cobertura vacinal, nesse fim de semana acontece o mutirão de vacinação para a segunda dose do imunizante Astrazeneca, destinado àqueles acima de 40 anos que tomaram a primeira dose até o dia 28 de junho.
Serão 109 postos localizados na Arena da Amazônia, Sambódromo e Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-sul, com início às 9h de sábado até às 18h de domingo.

Ouça a matéria completa: 

Vitória Lima – Rádio Rio Mar

Foto: Herick Pereira-Roberto Carlos/Secom