A Central Integrada de Fiscalização (CIF) aplicou em 14 meses, 1.769 sanções a estabelecimentos comerciais de Manaus por descumprimento de regras de prevenção da Covid-19.
Do total de sanções, a CIF fechou 981 eventos ou estabelecimentos em situação irregular, aplicou 616 notificações e/ou autuações e realizou 172 interdições. Os dados são de junho de 2020 a agosto deste ano. Nesse período, 164 pessoas foram levadas às delegacias da capital para responder pelo crime de propagação de doenças contagiosas.
As operações são feitas em bares, lojas, supermercados e estabelecimentos fluviais, como flutuantes e balneários. De acordo com os relatórios, a maioria dos locais que teve as atividades encerradas funcionava sem autorização necessária para a realização dos eventos, além das aglomerações, festas clandestinas, ausência de licença sanitária e descumprimento do decreto estadual.
O chefe do setor de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública, o capitão da PM, Renan Libório, explica a importância dessa força-tarefa no combate à proliferação da doença.
Denúncias podem ser feitas por meio do 190, o telefone de ligações emergenciais da PM.
Fonte: SSP-AM
Imagens: Pelegrine Neto/SSP-AM