Vereador diz que Manaus é “terra sem lei” devido à criminalidade e cobra concurso para Guarda

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara de Manaus, vereador Capitão Carpê Andrade usou a tribuna nessa terça-feira (24) para expor um vídeo registrado em um campo de futebol do bairro Colônia Oliveira Machado, na Zona Sul. As imagens mostram várias pessoas dentro do campo em uma briga generalizada. Em determinado momento, um homem faz vários disparos de arma de fogo para o alto.

Imagens mostram um homem efetuando disparos de arma de fogo durante uma briga generalizada em um campo de futebol, em Manaus. Foto: reprodução

O parlamentar solicitou a presença de policiamento no local e investigação do autor dos disparos. “Isso não é a realidade apenas daquele local. Isso acontece na Compensa, no CDC, acontece aqui ao lado da Câmara Municipal. Mas infelizmente Manaus tem, cada vez mais, se tornado uma terra sem lei, onde a população encontra-se cativa por criminosos, narcotraficantes e cada vez mais o crime tem crescido”, diz.

E denuncia o possível colapso no sistema de segurança pública, afirmando que “Manaus encontra-se igual à um trem desgovernado”.

O vereador mencionou dados da Secretaria de Segurança Pública, mostrando que 80% dos homicídios no Estado do Amazonas são consequência do tráfico de drogas e briga por território. A quantidade de crimes violentos aumentou 35% no primeiro semestre, passando de 461 para 625 casos.

Vereador Capitão Carpê Andrade é membro da Comissão de Segurança Pública da Câmara de Manaus. Foto: Reprodução / CMM

“Desde 2011 que não se faz concurso público. Eu solicito também do prefeito David Almeida, já que o mesmo informou que haveria concurso público para saúde, está na hora de Vossa Excelência declarar o concurso para a Guarda Municipal”, afirmou.

As declarações ocorreram logo após a denúncia de outro parlamentar sobre atuação de policiais no crime organizado, mas a discussão sobre o tema foi além e vereadores associaram a criminalidade às questões políticas como as manifestações organizadas para o dia 7 de setembro.

Ouça a reportagem:

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar