O Corpo de Bombeiros controlou, nesse domingo (22), dois focos de queimada nas margens da BR-319, em Humaitá, no sul do Amazonas. A ação foi realizada a partir de análises de focos de calor por imagens de satélite. Na última semana, foram registradas cinco ocorrências de incêndio no município após a chegada das tropas que fazem parte da operação Tamoiatatá.
Nas ocorrências desse domingo, o fogo se estendeu por uma área de cerca de 1,4 mil metros quadrados. O trabalho começou por volta das 14h, em um dos pontos, quando os primeiros focos foram observados a partir de imagens de satélite. Por volta das 17h30, as equipes foram para outra área que também estava queimando. A atuação foi concluída por volta das 22h. Nas duas situações, foram usados abafadores e água.
Os cinco pontos de queimadas serão alvos de fiscalização. Desde que desembarcaram em Humaitá, os bombeiros estão utilizando drones e também analisando imagens de satélite para identificar focos de calor na região e, com isso, fazer o controle das queimadas, impedindo que elas se estendam de regiões descampadas para áreas de mata primária.
Na quinta-feira (19), os bombeiros controlaram um foco de queimada na BR-319, no sentido Porto Velho (RO). A área foi localizada a partir de drone. O fogo consumiu quase 1 mil metros quadrados. Na sexta-feira (20), as equipes atenderam duas ocorrências na rodovia BR-230, no sentido Lábrea. Uma se deu no período da tarde, e a outra, à noite.
Além dos abafadores, os bombeiros já usaram cerca de 15 mil litros de água para controlar o fogo, nas ocorrências atendidas desde quinta-feira.
Fonte: SSP-AM
Fotos: Divulgação/SSP-AM