A Prefeitura de Benjamin Constant (AM) começou a fazer busca ativa, indo de casa em casa para identificar e imunizar pessoas que ainda não se vacinaram contra a Covid-19. Também é feita a testagem em massa em áreas onde houver qualquer suspeita de síndromes gripais. A meta é impedir o avanço da contaminação de novas variantes pela fronteira com o Peru, que enfrenta surto da doença. A força-tarefa conta com apoio de órgãos de saúde estaduais, federais e internacionais.
Desde o dia 06, as equipes do município percorrem bairros da cidade e comunidades ribeirinhas para vacinar com a Janssen, imunizante de dose única.
Na última terça-feira, foi identificado uma grande quantidade de casos de síndromes gripais em um bairro de Benjamin Constant, principalmente entre crianças. Equipes fizeram a testagem em adultos e crianças e o material será enviado ao Laboratório de Fronteira em Tabatinga, para identificar possíveis infecções por coronavírus e suas possíveis variantes.
De acordo com o prefeito David Bemerguy, a estratégia é proteger a população acelerando a imunização. “Nossa cobertura vacinal é excelente, com mais 90% de vacinação com a primeira dose, mas precisamos que todos os que estão em idade adequada de receber a vacina sejam imunizados”, disse.
As equipes procuram monitorar todas as ocorrências de recusa à vacina. A ideia é atingir 100% da cobertura vacinal o quanto antes, pelos riscos inerentes ao surto de Covid-19 no país vizinho.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Prefeitura de Benjamin Constant