Vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos inicia nesta sexta-feira

A imunização contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos inicia nesta sexta-feira (13), em Manaus. Inicialmente, serão atendidos os portadores de comorbidades, os que têm deficiência permanente, as gestantes e puérperas, e a partir de sábado (14), os demais jovens incluídos na faixa etária.

A relação completa dos locais de atendimento está disponível nas redes sociais da Semsa (@semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook) e no site da Semsa, com acesso pelo link https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/locais-de-vacinacao-covid-19/, atualizado diariamente.

Os adolescentes serão vacinados com o imunizante da Pfizer, por enquanto o único autorizado pela Anvisa para aplicação em menores de 18 anos no Brasil, e que o intervalo entre as duas doses, conforme orientação vigente do Ministério da Saúde, é de 84 dias.

A plataforma Imuniza Manaus já foi ampliada e está pronta para o cadastramento dos que têm entre 12 e 17 anos. Para se cadastrar basta acessar o https://imuniza.manaus.am.gov.br, escolher a opção “Cadastro do Cidadão” e informar os dados solicitados, inclusive as condições especiais definidas para o início da vacinação.

Documentos

O jovem precisa apresentar os seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento, CPF ou o Cartão Nacional do SUS e um comprovante de residência, com cópia. O adolescente que não tiver CPF nem Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar uma UBS para emitir o Cartão.

Também é obrigatório que o menor esteja acompanhado por um dos pais ou por outro responsável, maior de idade. Para a comprovação de responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original, com foto, e, se outro responsável, além do documento de identificação, uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente no verso do comprovante de residência.

Prioridade

As pessoas com deficiência permanente devem levar laudo médico ou documento oficial que caracterize PcD (Carteira da Pessoa com Deficiência, passe livre ou cartão de estacionamento), com cópia.

Os que tiverem comorbidades precisam apresentar laudo médico (original e cópia). No caso dos hipertensos e diabéticos, será aceita receita médica em papel timbrado oficial do SUS ou de estabelecimento de saúde da rede privada. Já as pessoas vivendo com HIV devem apresentar o cartão de identificação emitido pelo serviço de saúde, ou a declaração do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos ou resultados de exames específicos (carga viral ou CD4).

Se a adolescente estiver grávida, deve levar exame de sangue, ultrassonografia ou caderneta da gestante. Para os puérperas, é necessário apresentar declaração de nascido vivo ou certidão de nascimento da criança.

Fonte: Semsa

Fotos: Divulgação/Semsa