Enquanto anunciava o novo secretariado, no final do ano passado, o prefeito de Manaus David Almeida disse que iria recriar a Secretaria Municipal de Esportes, para retomar projetos e implementar políticas públicas para a juventude. Atualmente a Subscretaria de Juventude, Esporte e Lazer é subordinada à Semasc (Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania).
Nessa sexta-feira (06), durante entrega da revitalização do Centro de Esporte e Lazer Ninimbergue Guerra, no São Jorge, David Almeida mudou o discurso.
“A secretaria vai estar sempre ligada à uma outra pasta, portanto, ela vai sair da Semasc e vamos colocar a Secretaria de Esportes dentro da Semed, que é onde tem maior abrangência para trabalho. Não é que desisti de criar a Secretaria, como você precisa da estrutura a nível federal, e as práticas de esporte a nível federal estão dentro do Ministério da Educação, nós precisamos adequar nossa subsecretaria para que possamos angariar recursos e poder fomentar nossa secretaria de esportes”
Orçamento
Apesar de não haver uma pasta no alto escalão, a subsecretaria possui recursos específicos. A Lei Orçamentária Anual de 2021 destina R$ 5 milhões 470 mil reais às despesas com Desporto e Lazer.
No documento, há 13 emendas, com destaques a serem observados durante a execução do orçamento, somando R$ 4 milhões 660 mil reais. Entre as ações estão incentivo a eventos desportivos e de lazer, apoiar atividades nos CELs (Centros de Esporte e Lazer), promover desporto de participação, apoiar as atividades desenvolvidas pelo Instituto Cultural de Desporto e Lazer do Estado do Amazonas, incentivar eventos de desporto e lazer em Manaus, destinar recursos para aquisição de materiais esportivos, como bolas, equipamentos, tatames e bebedouros para academias.
Priorização do Esporte
Para o subsecretário Platiny Soares, independente do status de secretaria ou subsecretaria, é preciso estabelecer prioridades.
“Nós precisamos mais é de priorização. O Prefeito David Almeida é do esporte, prioriza o esporte. Então se ele olhar pro esporte, independente de ser secretaria ou subsecretaria, ele pode destinar orçamento, projetos. Temos subsecretarias em governos com orçamento e prioridades maiores do que outras”, disse.
Mais de 400 estruturas de esporte e lazer estão sem qualquer tipo de manutenção há mais de um ano em Manaus. Platiny informou que foi desenvolvido um programa fixo de manutenção dos espaços públicos, por meio de uma parceria público privada.
“A instituição promoverá aulas aos comunitários, nós forneceremos materiais, fomentaremos esse projeto. Nesse programa de manutenções, onde fomos passando, vamos plantando uma nova célula”, afirma.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar