A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceira com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Cáritas Arquidiocesana de Manaus, lançou o programa “Wash: retorno seguro às aulas”.
A ação vai beneficiar unidades de ensino em áreas de vulnerabilidade social, com material higiênico e educativo que vão auxiliar no combate e prevenção da Covid-19, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O início da ação ocorreu na escola municipal Dalvina Silva de Oliveira, bairro Tarumã. Foram entregues dois pontos de lavagem das mãos dos alunos, nas áreas externas, onde existe um maior fluxo de estudantes. Também houve a entrega de álcool em gel, material informativo, máscaras de tecido e absorventes íntimos, às alunas.
O padre Alcimar Araújo, vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, explicou como eles contribuíram para a operacionalização desse programa.
“A partir desse projeto, o Unicef nos procurou para realizarmos uma parceria e com o retorno das aulas com segurança, essa ação se expandiu, assim continuamos com esse projeto nas escolas. Nós somos entidade implementadora do projeto e fazemos o contato com professores e gestores da Semed. Por fim, definimos quais serão as escolas e os pontos de higienização contemplados, sendo essa ação muito positiva para a comunidade escolar”, afirmou.
Além dessa escola, mais outras oito unidades em vulnerabilidade social, serão contempladas com esse programa.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Imagens: Divulgação Semed