Projeto Anos Dourados da Polícia Militar atende 120 idosos em Manaus

Estima-se que 15% da população idosa apresente sinais de depressão, sendo 2% na forma mais grave da doença. Com intuito de mudar esse quadro, o projeto de Apoio ao Policial Idoso, do Centro de Assistência Social da Polícia Militar do Amazonas, mantém o grupo Anos Dourados, com ações que buscam resgate da autoestima, bem-estar e saúde na terceira idade.

O projeto existe desde 1993 e atende dois públicos:  40% para policiais reformados e da reserva remunerada e 60% para a comunidade. Entre as atividades ofertadas estão as lúdicas, hidroginástica, passeios e excursões, danças de salão e folclóricas e festejos das datas cívicas. Devido a pandemia, as ações têm ocorrido de forma remota, pela internet.

A coordenadora do programa, capitã Izaura Souza de Moura, aponta os principais motivos que levam os idosos a buscarem o projeto.

Atualmente, o grupo Anos Dourados está dando assistência a 120 idosos. Os idosos também recebem avaliação com profissionais da saúde. A fisioterapeuta Cristina Duarte enfatiza a importância desse tipo de acompanhamento.

Os interessados em participar precisam ter a partir de 50 anos. A inscrição pode ser feita na sede da Diretoria de Promoção Social da PM, que fica no bairro Japiim. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 99183-2408.

 

Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar

Foto: PMAM