Alunos da rede pública terão reforço escolar diário pela TV e internet

Começou nessa segunda-feira (02) a transmissão de aulas de reforço para alunos do ensino fundamental e médio da rede pública pela televisão e internet. O Projeto Contraturno Digital faz parte do Programa Educa+Amazonas, que custou R$ 400 milhões ao Estado.

São identificadas as maiores dificuldades dos alunos e os professores gravam as aulas de 15 minutos para serem transmitidas às 10h e às 16h30, uma forma de tentar reduzir os prejuízos que a pandemia causou no aprendizado.

As aulas são gravadas no Centro de Mídias da Seduc, em Manaus. Foto: Macildo Ribeiro

A vendedora Josiele Rodrigues tem quatro filhos e três deles estão no período escolar. Ela trabalha e acompanha o desempenho deles pela internet com os professores. O mais velho, que já está no terceiro ano do Ensino Médio, teve dificuldades de aprendizado no primeiro colégio, mas agora foi transferido para a Escola Antônio Lucena, no bairro Betânia, e, segundo a mãe, está tentando recuperar o que perdeu nos últimos dois anos.

“Ele aprendeu em 2021? – Não! Ele é muito inteligente, então não espera pra aprender com o professor, ele se vira, estuda, pesquisa.”

A rotina continua sendo aula presencial duas vezes por semana, o que Josiele considera insuficiente e defende o reforço escolar para o filho concluir os estudos. “Pra concluir precisa de muito acompanhamento ainda, acho que precisa ser mais acompanhado no colégio mesmo, dois dias acho muito pouco  para concluir o ensino”

Entenda como vai funcionar o Contraturno Digital

Assim como ocorre com o Aula em Casa, o projeto será transmitido pelas TVs Encontro das Águas e Tiradentes. Devem ser alcançados 450 mil alunos em Manaus e região metropolitana da rede pública municipal e estadual. Além da TV, os estudantes poderão acompanhá-lo, também, pelo canal do projeto no YouTube, no link https://bit.ly/2VjRsu1, e pelo aplicativo Aula em Casa

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar