Mais de 15 mil não voltaram para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Manaus

Dos grupos que já estão no intervalo para a segunda dose, 15.595 ainda não voltaram para concluir a imunização, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. São 7.484, de 28 dias dos que receberam a CoronaVac, e 8.111, de 84 dias, dos que tomaram a primeira dose de AstraZeneca. As vacinas da Pfizer ainda estão dentro do prazo de 84 dias orientado pelo Ministério da Saúde. Esses números podem variar para maior ou para menor, de acordo com o comparecimento.

“Nós pedimos às pessoas que estejam nesse intervalo, e mesmo as que já tenham ultrapassado, não importa o tempo, os períodos indicados pelas farmacêuticas, que procurem nossos postos e concluam o ciclo. Reações são comuns em vacinas e até em medicamentos, portanto, não é preciso ter receio. As vacinas não farão mal, ao contrário, protegerão nossa população dos efeitos mais graves que a Covid-19 pode provocar. Apenas com a vacina e com os cuidados individuais, como o uso de máscara, a higienização das mãos, com água e sabão e álcool em gel, e o distanciamento, poderemos sair dessa situação de pandemia”, alertou a secretária Shádia Fraxe.

Para a segunda dose, o cartão de vacinação com o registro da primeira dose, documento de identidade e CPF. O movimento nos pontos pode ser consultado pelo Filômetro, no link bit.ly/filometrovacina, que indica, por cores, a situação em tempo real.

Com informações da Assessoria

Foto: Mauro Neto/Secom