Tribunal de Contas diz que vai fiscalizar qualidade asfáltica em obras públicas do Amazonas

A qualidade do asfalto e do solo em obras públicas de pavimentação no Amazonas passarão, a partir deste ano, a ter fiscalização do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). Segundo o órgão, a medida será feita por meio de uma unidade móvel exclusiva para essa ação. A unidade móvel de fiscalização é um caminhão adaptado para laboratório com prensas, esclerômetros, balanças e todos os equipamentos necessários para o levantamento geodésicos e topográficos.

Os equipamentos do laboratório móvel têm a finalidade de medir com precisão a espessura das camadas do pavimento, a composição do material empregado na obra, resistência do concreto e a qualidade do serviço em prédios, rodovias e pontes. Esses dados permitirão aferir se a execução dos serviços está de acordo com as especificações técnicas e legais exigidas, o que não é possível com a simples inspeção visual.

Conforme a secretária-geral do Tribunal, Solange Maria Ribeiro da Silva é que o laboratório seja finalizado até dezembro deste ano para entrar em operação em 2022.  O Amazonas é o quarto Tribunal de Contas estadual a utilizar unidade móvel de fiscalização, acompanhado dos TCEs de Santa Catarina, Goiás e do Piauí.

Com informações da Assessoria

Foto: Alex Pazuello/Semcom