O governador Wilson Lima lançou, nesta segunda-feira o Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+), com investimentos de R$ 542 milhões. Os recursos, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, serão destinados a obras de urbanização, novos conjuntos habitacionais e saneamento básico na capital e interior do estado. Segundo o governador, de forma inédita, o programa vai beneficiar bairros da zona leste de Manaus.
O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM) foi concebido em 2003, quando iniciou um trabalho de formatação da gestão compartilhada com comunidades que seriam atendidas posteriormente.
Problemas como falta de saneamento, urbanização e habitação foram crescendo ao longo de quatro décadas, quando a capital do Amazonas passou a receber pessoas de 62 municípios do Estado, em busca de empregos nas indústrias da Zona Franca.
O primeiro contrato de empréstimo entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo do Amazonas, para início das obras do PROSAMIM, foi firmado em 19 de janeiro de 2006 e serviu para iniciar as duas primeiras etapas do Programa na Bacia dos Educandos, localizada na Zona Sul de Manaus, localizada na Zona Sul de Manaus, sendo esta a mais densamente povoada e ocupada por construções irregulares, em margens de igarapés.
Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Manaus é entrecortada por 148 igarapés.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Foto: Diego Peres/Secom