A Operação “Pátio Limpo” recuperou nesta sexta-feira (09) 432 veículos em Manaus que foram roubados, furtados ou com adulterações de chassi e estavam apreendidos no parqueamento do Detran-AM após operações de fiscalização do órgão e do Batalhão de Trânsito. Ao todo, foram vistoriados 2.300 veículos em 4 dias de atuação.
Participaram da operação a Polícia Rodoviária Federal no Amazonas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), a Polícia Civil e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana. A ação também ocorreu nos Estados do Pará e Paraná.
Segundo o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal Diego Patriota, participaram 27 policiais no Amazonas, sendo 17 de outros Estados.
“O grande legado da operação é passar informação mais técnica para que a gente não tenha esse passivo acumulado e o cidadão que teve o veículo roubado, furtado, tenha seu veículo de pronto e não fique ali se deteriorando”, afirmou
60 veículos já foram devolvidos aos proprietários e outros 60 serão encaminhados à Polícia Civil para a entrega. A orientação é: quem tem veículos roubados ou furtados mantenha os contatos atualizados no banco de dados dos sistemas de segurança. O titular da Derfv (Delegacia Especializada e Roubos e Furtos de Veículos) Gerson Aguiar explicou que a fraude em veículos é diária.
“O que nós pegamos hoje, todos os veículos são fraudados, todos que estão no nosso pátio são objetos de inquérito policial que a gente não conseguiu devolver. A maioria dos veículos é devolvida aos donos, depois da gente identificar, passar pela perícia. A gente faz a catalogação, entra em comunicação com os verdadeiros proprietários dos veículos. Recentemente fizemos uma apreensão de veículos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, todos adulterados e sendo vendidos pela OLX aqui”, declarou
O gerente do departamento operacional do Detran, Altair Gadelha, alertou para falsa comunicação de crime, que é ilegal, previsto no artigo 340 do Código Penal.. O órgão solicitou reforço nas investigações.
“O proprietário de veículo que cai em uma blitz tem o veículo removido por infração de trânsito e, no outro dia, ele vai na delegacia noticiar um roubo ou furto de veículo, então isso é uma falsa comunicação. Dessa operação, 32 veículos tiveram a comunicação de roubo um dia depois do recolhimento ao pátio”, declarou.
Segundo o Detran, ao longo dos últimos três anos, o Departamento fez um levantamento dos veículos removidos ao parqueamento do órgão e identificou mais de 530 deles com algum tipo de restrição. A orientação para quem teve algum veículo furtado ou roubado é procurar a Derfv (Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos).
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar
Foto: Reprodução / SSP