Em sua mensagem o pontífice afirma que o diálogo é a maneira nova de viver com entusiasmo os desafios. E faz um pedido, para que a sociedade não se divida causando guerras e inimizades.
“A Bíblia diz que quem encontra um amigo encontra um tesouro”, e neste mês de Julho o papa pede que rezemos pela construção do bem comum através da ação de homens e mulheres que dialogam, e que também se mantêm ao lado dos mais pobres e vulneráveis.
Gostaria de propor a todos que fossem além dos grupos de amigos e construíssem a amizade social, que é tão necessária para a boa convivência. Que nos reencontremos especialmente com os mais pobres e vulneráveis. Os que estão nas periferias. Que nos afastemos dos populismos que exploram a angústia do povo sem oferecer soluções, propondo uma mística que nada resolve. Que fujamos da inimizade social, que só destrói, e escapemos da “polarização”.
As guerras vão além dos confrontos entre países. Vivemos muitas guerras, seja na família, no trabalho, na política e em muitos outros meios em que somente o diálogo é a forma de cura para tudo isso.
O sexto capítulo da Encíclica Fratelli tutti é dedicada ao tema do “Diálogo e amizade social
Você encontra a vídeomensagem no site do vaticannews.org.br.
Ouça a matéria completa:
Rádio Rio Mar – Rafaella Moura