No início do mês de maio os Bispos do Regional Norte 1 Amazonas e Roraima uniram-se aos bispos da Amazônia e desenvolveram uma carta ao senado pedindo a retirada do PL da Grilagem, Projeto de lei 510/2021, que permite a alteração de regras de regularização fundiária em terras da União, popularmente chamado de Legalização da Grilagem de Terra.
Entre os dias 16 e 17 de junho o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB se reuniu de forma online e mais uma vez o assunto do PL foi pauta na reunião.
Os bispos construíram uma nova carta e enviaram ao Congresso Nacional, apresentando as suas reflexões e solicitando retorno do senado.
De acordo com o Bispo da Prelazia de Itacoatiara, Dom Ionilton Lisboa, a carta pede que retirem da pauta considerada de urgência, a tramitação de alguns projetos de lei, que agridem os povos da Amazônia.
Dom Ionilton ressalta a importância da participação dos povos da terra na discussão para a tramitação do PL.
No documento os bispos externalizam a sua preocupação e pedem as autoridades que esperem passar a pandemia para um debate sobre o projeto.
Você encontra a carta na íntegra no site da cnbb.org.br.
Ouça a matéria completa:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar