Dois cachorros da raça pitbull foram filmados atacando um cão vira-lata no bairro Japiim no último sábado (19). As imagens circularam na internet e chocaram a população e defensores da causa animal. O titular da Dema (Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo), Herbert Lopes, informou que as investigações estão em andamento e os proprietários podem responder por omissão de tutela. A pena prevista é de 3 meses a 1 ano de detenção. Os suspeitos foram chamados para depor na especializada.
“Nesse caso do final de semana, está havendo uma apuração pela Delegacia do Meio Ambiente. Já sabemos que o proprietário tinha liberado os dois pitbulls para saírem à rua e fazer suas necessidades sem estar acompanhando os animais. Os animais são violentos, bravos e, pela raça, tem excesso de agressividade”, afirma.
As imagens da agressão foram publicadas pela deputada estadual Joana Darc, representante da causa animal. A parlamentar informou que foi a primeira vez que os cães participaram de um ataque. Ela lembra que a culpa não é do animal.
“As pessoas ainda estão acostumadas a colocar seus animais nas ruas para darem as voltinhas. A cena que vimos é muito triste, mas não é culpa dos animais. Não é porque é da raça pitbull, mas mostra que a gente tem que ter a guarda responsável, que é manter o animal dentro de casa, com boa alimentação, sendo cuidado”, destaca.
Em caso de maus tratos aos animais, a população pode acionar o disque denúncia por meio do 181, pelo site da Delegacia Interativa ou diretamente na Delegacia de Meio Ambiente, no bairro Shangrilá.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar