Ministério Público investiga denúncia de cobrança de vantagens indevidas por conselheiro do TCE

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ari Jorge Moutinho da Costa Júnior, está sendo acusado pelo ex-superintendente da Suhab da gestão de José Melo, Gilberto Alves de Deus, de cobrar vantagens indevidas para alugar um escritório ao governo do Estado, em 2016, no Shopping Via Norte.

Na última quarta-feira (16), o Ministério Público do Estado (MP/AM) instaurou inquérito civil para apurar a denúncia, que já havia sido analisada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo Ministério Público Federal (MPF), mas não prosperou nestas instâncias porque não possui uso de dinheiro público do governo federal.

A promotora de justiça responsável pela investigação, Wandete de Oliveira Netto, afirma que se trata de uma grave denúncia de irregularidade na locação de imóvel para funcionamento da Suahb no Shopping Via Norte, com suposta participação direta de conselheiro do TCE. O posto de atendimento começou a funcionar no local em fevereiro de 2016.

 Diante dos relatos, a promotora solicitou a instauração do inquérito civil em face de Ari Moutinho Júnior, da Suhab e do Shopping Via Norte. Foram requisitados cópia dos processos administrativos de contratação, medição e liquidação de despesas e cópias das provas em posse da PGR.

 A Rádio Rio Mar procurou o conselheiro Ari Moutinho Júnior para comentar a denúncia, mas o TCE informou que o citado não irá se manifestar a respeito da instauração de inquérito e que, assim que for notificado, deverá responder ao órgão ministerial.

Bruno Elander – Rádio Rio Mar

Foto: Ana Claudia Jatahy/Divulgação