A cidade de Manaus alcançou 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. A marca foi alcançada durante a imunização deste sábado, que segue até às 17h. Para isso, a Prefeitura baixou para 34 anos a idade mínima do público em geral a ser imunizado.
“Nós temos doses suficientes para vacinar todos vocês de 34 anos em diante. Você que ainda não se vacinou, venha conosco”, destacou o prefeito de Manaus David Almeida
O quantitativo de 1 milhão de vacinas inclui primeira e segunda doses. A Secretária de Saúde Shádia Fraxe informou que a quantidade de doses disponíveis em Manaus é suficiente para todo o público.
“A gente acredita que até essa faixa etária é possível avançar com segurança, conforme a nossa avaliação da quantidade de doses, fazendo tudo com muita responsabilidade”
O número de pessoas que já estão com a imunização completa, já tomaram as duas doses, está em torno de 310 mil, ou seja, 14% de todos os habitantes da capital, estimados em 2 milhões e 200 mil. O intervalo entre as doses é de 3 meses para AstraZeneca e Pfizer e de até 28 dias para o imunizante CoronaVac. A imunização só é garantida depois das duas doses.
O Governador do Amazonas Wilson Lima havia anunciado um novo mutirão de vacinação nos moldes do que atendeu o público com mais de 40 anos. O prefeito David Almeida diz que as tratativas estão avançadas e a intenção é ser uma das primeiras capitais com toda a população apta vacinada.
“Eu mandei mensagem para o Governador e existe a possibilidade de, no próximo final de semana, nós fazermos um novo viradão de vacina. Se for exatamente como foi na semana passada, vamos diminuir em 10 anos. Estamos em 34 anos, se tivermos as vacinas como foi acordado, vamos chegar até 24 anos no próximo final de semana se fizermos o viradão”, afirmou
O Amazonas já recebeu 2 milhões 611 mil doses de vacinas contra a Covid-19 por meio do Plano Nacional de Imunização.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Semsa