O Amazonas receberá, até a próxima quarta-feira (16), um lote com 44 mil doses da vacina da Janssen. Segundo o governador do Estado, Wilson Lima (PSC), todas serão usadas em Manaus. Esse quantitativo representa 1,3% do total da remessa que 3,3 milhões.
A prefeitura de Manaus ainda não definiu a qual grupo populacional estas doses serão destinadas. O imunizante, fabricado pela Jonhson & Jonhson, é aplicado em dose única e, a princípio, chega com prazo de validade até 27 de junho. Porém, a FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador dos Estados Unidos, ampliou o prazo de validade dessas vacinas até 8 de agosto. Porém, essa prorrogação precisa ser também aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Apesar de ainda não haver público alvo definido para esse imunizante em Manaus, o governador Wilson Lima afirmou que abriu uma consulta junto ao Ministério da Saúde para destinar uma parte deste lote a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos, principalmente aqueles com limitações ou comorbidades.
Segundo Wilson Lima, se o Ministério da Saúde cumprir o cronograma de entrega das vacinas, toda a população acima de 18 anos de Manaus vai estar vacinada até o final do mês de agosto.
Além do lote com os imunizantes da Janssen, o Amazonas deve receber um novo carregamento de Coronavac, pois o Instituto Butantan entregou mais 1,8 milhões de doses entre sexta-feira e segunda-feira. Pelo critério de proporcionalidade, no qual se considera apenas a população acima de 18 anos de todos os estados, o Amazonas deve receber entre 23 mil e 31 mil doses desta remessa.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação