A vacinação contra a Covid-19 neste fim de semana, em Manaus, é somente por idade e para primeira dose com o imunizante AstraZeneca. Quem precisa tomar a segunda dose, gestantes e puérperas devem aguardar até segunda-feira (14). São esperadas 100 mil pessoas, por dia, nos postos. No sábado, será a vez de quem tem de 45 até 51 anos. Domingo será para quem tem a partir de 40 anos completos até 44.
Se você já estava nos grupos prioritários anteriores e está dentro dessa faixa etária, pode se vacinar. Quem perder o seu dia no calendário, pode ir depois, só não é permitido antecipar, ir no sábado ao invés do domingo, por exemplo.
O Estado e a Prefeitura garantem que há doses suficientes para toda a população nessa faixa etária. Quem não conseguir ir no fim de semana, pode se vacinar a partir de segunda normalmente.
É preciso levar RG, CPF e comprovante de residência (original e cópia).
O Secretário de Segurança Pública Cel Louismar Bonates garante que haverá segurança nos postos de vacinação com 200 policiais militares e solicita que, quem tem condições, vá se vacinar após às 19h, horário com menos movimento.
POSTOS DE VACINAÇÃO:
O Centro de Convenções Vasco Vasques, Arena da Amazônia e Sambódromo vão começar a vacinar às 9h deste sábado e só param às 17h de domingo, ou seja, 32h direto. A vacinação também vai ocorrer pela madrugada.
Os postos de vacinação da Unip e do Balneário do Sesc abre no sábado, mas não vão funcionar no domingo. Quem iria para a Unip pode procurar o Parque Municipal do Idoso. Quem iria para o Sesc deve ir à qualquer um dos outros postos tradicionais, como:
- Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
- Centro Cultural dos Povos da Amazônia
- Clube do Trabalhador do SESI
- Estacionamento do supermercado Coema
UBSs TAMBÉM VÃO ABRIR AS PORTAS:
Além dos postos, 48 UBSs vão reforçar a vacinação sábado e domingo das 8h às 17h para que você não precise ir tão longe do seu bairro (confira aqui a lista).
A orientação é fazer o cadastro no site Imuniza Manaus, mas não é obrigatório. Primeiro, você preenche os dados e depois acessa o botão ‘consultar a primeira dose‘ para verificar se já há a indicação do local de vacina. Mesmo que não conste o ponto de imunização, você pode ir direto ao local, de preferência mais próximo de casa.
RECOMENDAÇÕES:
Quem está com sintomas gripais não pode tomar a vacina, somente após 30 dias do desaparecimento dos sintomas. Quem tomou a vacina da gripe, deve esperar 15 dias.
Ouça a reportagem:
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar