A Associação Amazonense do Ministério Público divulga a cartilha “Todos na Escola – Ações para promover a reinserção e a permanência de crianças e adolescentes no ambiente escolar”.
O material tem o objetivo de orientar os gestores públicos no planejamento das estratégias de enfrentamento da exclusão escolar para torná-las mais estruturadas e resolutivas, além de reforçar a importância da implementação da busca ativa escolar de estudantes em todo o território nacional.
A publicação é uma realização do Instituto Rui Barbosa, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
De acordo com o chefe de Educação do Unicef no Brasil, Ítalo Dutra, a pandemia agravou ainda mais as desigualdades. Segundo ele, em novembro de 2020, mais de 5 milhões de crianças e adolescentes não tiveram acesso à educação no Brasil, afetando principalmente aquelas dos anos iniciais do ensino fundamental.
A publicação está dividida em 13 capítulos que orientam sobre a adesão à estratégia de Busca Ativa Escolar, a necessidade de ações intersetoriais, o papel de cada profissional no processo de busca dos estudantes e a elaboração de diagnósticos e de planos de ação, entre outros.
Fonte: Assessoria CNMP
Foto: Divulgação/Assessoria CNMP