Cheia deve alcançar Avenida Eduardo Ribeiro e Manaus não está preparada, diz CAU

A cota do Rio Negro já chegou a 29,16m nessa segunda-feira (03) e se mantém acima do nível de transbordamento ou inundação severa. No último fim de semana, o rio subiu de 4 a 5 centímetros por dia. Se o ritmo for mantido ao longo do mês de maio, as águas podem alcançar a Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, próximo à Matriz, conforme avalia o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Jean Faria.

O Rio Negro deve alcançar os 30 metros, assim como em 2012, quando houve a cheia histórica, segundo a estimativa da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais. Para o Presidente do Conselho, a capital amazonense não está preparada para lidar com a inundação.

Jean Faria menciona que os moradores também têm parcela de responsabilidade pelas enchentes, considerando o despejo irregular de lixo nos rios e igarapés. No Centro da cidade, há pouco o que se fazer para reverter o quadro de transbordamento, mas as ações devem ser intensificadas nos bairros.

Questionada sobre as ações de apoio à população afetada pela inundação, a Semasc (Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania) afirmou que as áreas já foram mapeadas pela Defesa Civil e estão sendo visitadas pela Secretaria para cadastro social. Assim que o prefeito decretar situação de emergência na cidade, iniciam os trâmites para essas famílias serem amparadas pelo auxílio aluguel. Quem ainda não recebeu a visita das equipes de assistência social deve aguardar nesse mês de maio.

Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar