A Força Nacional de Segurança Pública vai apoiar o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas ações de fiscalização, repressão ao desmatamento ilegal e outros crimes ambientais, além de combate aos incêndios florestais e queimadas na Amazônia Legal. A medida foi autorizada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, por meio da Portaria 197/2021, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.
De acordo com o ministro, esse reforço será um diferencial nas ações de campo já que o trabalho integrado vai garantir mais assertividade no combate a qualquer tipo de atividade ilegal que atinja o meio ambiente.
As tropas federais vão se juntar às equipes de fiscalização do Ibama para garantir a segurança dos servidores. Os militares vão atuar por 260 dias, a contar da publicação da Portaria. O prazo do apoio prestado poderá ser prorrogado, se necessário.
Desde a sua criação, a Força Nacional tem atuado de forma conjunta e coordenada contra crimes ambientais e pela preservação dos biomas brasileiros.
Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública
Foto: Ministério da Justiça e Segurança Pública