A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira, um novo ensaio clínico de vacina contra a Covid-19. O desenvolvimento clínico está sendo patrocinado pela biofarmacêutica canadense Medicgo R&D Ins e pela britânica GlaxoSmithKline (GSK), responsável pelo desenvolvimento do adjuvante da vacina.
Conforme a agência, o ensaio clínico aprovado é de fase 2/3, randomizado, cego para observador, controlado por placebo, para avaliar a segurança, eficácia e imunogenicidade da vacina em adultos com 18 anos de idade ou mais. O ensaio clínico é composto por três estágios e o Brasil participará do estágio 3.
Na fase 3 do estudo será realizada a inclusão de até 30 mil voluntários distribuídos entre o Canadá, Estados Unidos, além da América Latina, Reino Unido e Europa. No Brasil, planeja-se incluir 3.500 voluntários na porção 3 do estudo de Fase 2/3. A fase 1 e 2 do estudo está em andamento no Canadá e Estados Unidos.
A vacina em teste usa tecnologia de partícula semelhante ao coronavírus (CoVLP) e é composta da proteína S expressa em forma de partículas parecidas com vírus, coadministradas com um adjuvante. Ela será aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas.
Da redação da Rádio Rio Mar
Imagem: Divulgação