O governo do Amazonas iniciou, nessa segunda-feira, a distribuição das doses de vacinas referentes à 11ª remessa para 10 municípios. Os imunizantes entregues são AstraZeneca e Coronavac, que chegaram à Manaus na última quinta-feira. Até o momento, já foram distribuídas 985.205 doses de vacinas.
Foram distribuídas doses para os municípios de Manaus, São Sebastião do Uatumã, Rio Preto da Eva, Novo Airão, Manacapuru, Apuí, Santo Antônio do Içá, Itapiranga, Manicoré e Tonantins. Tonantins recebeu doses remanescentes da 9ª, 10ª e 11ª remessa, Itapiranga da 11ª, e o restante retirou o quantitativo previsto da 10ª e 11ª remessa.
De acordo com a enfermeira do Programa Estadual de Imunização da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, Josy Dias, as vacinas da 11ª remessa compõem a programação da segunda dose para grupos prioritários como profissionais de saúde e idosos. O novo lote também atenderá parte de profissionais da segurança e salvamento.
Nesta terça-feira, serão repassadas doses para os municípios de Tapauá, Canutama, Lábrea e Carauari. Outros 12 municípios estão agendados para retirada na sede: Nova Olinda do Norte, Urucará, Silves, Tabatinga, Maués, Benjamin Constant, Codajás, Nhamundá, Barreirinha, Anamã, Santa Isabel do Rio Negro e Manaquiri.
No caso específico de Manaus, as 58.080 doses disponibilizadas ontem, do tipo CoronaVac, complementarão o esquema vacinal de 100% das pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos com comorbidades; e inicia a vacinação de pessoas de 45 a 49 anos com comorbidades.
Fonte: FVS-AM
Fotos: Herick Pereira/Secom